Joana Pegado é designer de produto formada pela PUC-RJ e pós graduada em Design de Estamparia pelo Senai CETIQT. É uma apaixonada por costura. Autodidata, aprendeu a costurar durante a faculdade para conquistar independência e o que começou despretensiosamente transformou sua vida. Joana descobriu o melhor dos mundos: trabalhar com o que se gosta.

E foi através das costuras da vida que descobriu o Quilting e se apaixonou perdidamente. O processo de quiltar une desenho e costura, tudo que ela mais gosta. Esse encontro aconteceu em 2013 quando Joana fez aulas de patchwork na Entrelinhas na Gávea – Rio de Janeiro, com as professoras Marly Sanches e Gislene Campos – hoje suas maiores incentivadoras, ou como costuma dizer, suas fadas madrinhas.

Começou com trabalhos pequenos e depois partiu para maiores. Foi então que sentiu que a máquina de costura doméstica já estava muito pequena para suas idéias e projetos. Resolveu investir numa máquina Longarm – máquina de costura industrial especial para quiltar grandes trabalhos.
Em 2015 viajou para Houston (EUA) para o Quilt Festival Show, onde fez 2 cursos específicos para sua nova máquina, “Quilting livre para Longarm”, com a professora Linda V. Taylor, e “Quilting com réguas para Longarm”, com Kim Brunner. De lá trouxe muitas réguas, acessórios e ideias para incrementar seu trabalho.
E também fez cursos Brasil afora. Com Marcia Baraldi (SC), a dupla Aline e Natacha (Orbita Quilting Studio- SP), Daniela Ogata (Lidoquilt _Niterói/RJ) e com a querida Rosangela Leite (Estação do Ponto-RJ).
Hoje, Joana presta serviços de Quilting no seu atelier em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Antes de se apaixonar pelo Quilting Livre, Joana produzia bolsas e acessórios inusitados com estampas exclusivas. Algumas delas registradas no INPI. Suas criações lhe renderam inúmeras matérias em revistas e programa de tv.
Este canal foi criado para compartilhar projetos, dicas de costura e também para ficar por dentro de tudo que Joana anda inventando por aí!